Páginas

Hakuna Matata

Hakuna Matata é uma frase em língua suaíli, que literalmente significa “não há problemas”, que chegando mais próximo da linguagem conotativa lusófona quer dizer “sem problemas”. Pode ainda ter uma conotação mais específica, significando também Carpe diem.

A frase ficou conhecida após o filme “O Rei Leão“, dita pelos personagens Timão e Pumba. Foi ranqueada em 98º lugar pelo American Film Institute na seleção das 100 melhores músicas de filmes.

Em 1994, a canção Hakuna Matata concorreu ao Oscar de melhor canção. Curiosamente, o Oscar daquele ano premiou outra canção do filme O Rei Leão: Can You Feel The Love Tonight.

Fonte: Wikipédia

Interessante também é podemos fazer um comparativo aceitável com o Epicurismo ou até mesmo o Cinismo. Pois trata-se de correntes filosóficas/ou filosofias de vida que pregam a boa vida sem preocupações e fuga dos sofrimentos.

Hakuna Matata para todos! Utilize-a na justa medida lembrando que a vida possui suas responsabilidades, mas apegar-se somente a elas é inocência da nossa parte. Com o tempo percebo que a vida é cheia de problemas. O que na verdade é um sintoma positivo não estamos parados, natural quando compreendemos a vida como possibilidades de escolhas… não somos infálíveis, temos o direito de acertar e errar… e depois começar novamente. A dificuldade começa com o apego demasiado aos problemas. Quantas vezes não saimos de determinada situação conflitante porque não conseguimos pensar além… ficamos presos neles, inertes. Hakuna Matata, talvez seja essa sabedoria que nos permite aceitar a vida como uma brincadeira de criança, deste jeito tudo fica mais leve.

Matéria retirada do Blog Filosofia e Vida.
Obrigado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário