Páginas

Bonsai – Curiosidades e Dicas para Cultivo


Bonsai é uma planta em miniatura, uma replica artística da planta de tamanho natural. O Bonsai apresenta as mesmas características de uma planta natural, como: os efeitos produzidos pela gravidade, crescimento e amadurecimento.


Além de ter um significado artístico, tem também um significado espiritual, significa a aproximação do homem com a natureza. Não existem provas do local de origem do Bonsai, existem varias histórias onde tenha sido realmente este local.

Acredita-se que já era cultivado na China, desde 200 A.C. O Bonsai estava diretamente ligada a religião, era reservada somente a nobreza. Os monges entravam na natureza para ter mais contato com a natureza, e com isso foram descobrindo espécies de árvores pequenas.


bonsaiNo começo eles levavam essas á árvores pequenas (que eram chamadas de árvores – anãs) para serem cultivadas em casa e nos templos, em vasos. Depois com o passar do tempo foram sendo criadas técnicas para aprimorar a forma das plantas, com essas técnicas a árvore poderia ficar com aparência de velha e com frutos, mais sem crescer (seria uma miniaturização das plantas).

No período entre 1192 d.C. e 1333 d.C. na Era Kamakura, o Bonsai foi levado ao Japão por monges chineses. No Japão o Bonsai ganhou um ar mais popular, os japoneses deram perfeição ao Bonsai, eles criaram muitas técnicas de cultivo e muitas formas novas de Bonsai.

O Bonsai chegou ao Brasil junto com os primeiros imigrantes japoneses. Logo ganhou muitos admiradores, plantas nativas brasileiras começaram a serem usadas para o Bonsai. Os tipos de plantas mais utilizados como Bonsai são as de caule lenhoso, em geral plantas de folhas pequenas, e no caso das frutíferas, são preferíveis as de frutos pequenos. Muitas dessas árvores são frutíferas, portanto, em determinadas épocas do ano é possível admirar o seu bonsai todo cheio de flores.

Alguns exemplos de plantas utilizadas como Bonsai, são: Thuya Jacaré, Salgueiro-chorão, Cedrinho, Pau-Brasil, Gardênia, Jasmim, Azaléia, Pinheiros, entre outros. E as frutíferas: Amoreira, Cerejeira, Jabuticabeira, Laranjeira, Macieira, limoeiro, entre outras.

Dicas para manter o Bonsai sempre bonito
O Bonsai pode ser colocado em cozinhas, salas, e até mesmo quartos, mais é essencial que o Bonsai fique perto da janela, onde ele receba luz e esteja sob uma boa temperatura. Sempre que a terra estiver ficando seca é necessário aguar o Bonsai.

Colocando a água devagar ate ela penetrar na terra e sair algumas gotas pelos orifícios. È necessário também à adubação do Bonsai, que pode ser feitas com adubos industrializados ou orgânicos.

O Bonsai pode ser podado mensalmente, recomenda-se que seja feito por um bonsaista com experiência. Com essas dicas você poderá acompanhar o desenvolvimento de seu Bonsai e ter mais contato com a natureza.

Fonte: http://www.flores-online.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário